22 outubro 2008

10 coisas que me irritam sendo uma historiadora

Primeiro quando dizem que História não serve pra nada!
(Não serve mesmo? E a história da nossa vida? Dos nossos pais? Da nossa cidade? Heimmmmmmm?) Segundo quando dizem que todo Historiador morre de fome! (Por favor né!) Terceiro que História não requer estudo, pois é pura “decoreba”. (Essa é péssima). Quarto quando dizem que temos a obrigação de saber TODAS as datas e mínimos detalhes de TODOS os acontecimentos históricos! (Posso rir né?) Quinto quando dizem que historiadores vestem-se, como um Hippie e fumam maconha! (Eu até me vestia assim no inicio da faculdade, mas não era porque fazia história).
Sexto quando chamam "Jornalistas" de Historiadores só porque escreveram um livro contando uma História qualquer... Sétimo quando dizem que fazer História era a segunda opção. (Depois de medicina, direito, psicologia e por ai vai.) E ainda me perguntam qual era a minha primeira opção. Oitavo quando dizem que escavar sítios arqueológicos é varrer poeira. (Todo mundo faz isso né?).
Nono quando dizem que por ser professora de história, eu não tenho senso de humor. (Imagina se não tivesse mesmo). Décimo quando dizem que professor de história quer sempre palestrar e filosofar. (Depois de oito horas dando aula de história, o que mais o professor quer é sentar num bar e tomar uma cerveja silenciosamente). Que coisa mais irritante! Affff! "O homem não vive somente de pão; a História não tinha mesmo pão; ela não se alimentava se não de esqueletos agitados, por uma dança macabra de autômatos. Era necessário descobrir na História uma outra parte. Essa outra coisa, essa outra parte, eram as mentalidades". [Jacques Le Goff]

Um comentário:

Mari disse...

nossa só imagino como é. no meu curso nao muda muita coisa, muito pré conceito. legal, faz uma listinha tambem, a ideia ta se alastrando hehehe
beijos!